A Fisioterapia é a ciência que estuda, recupera e melhora as disfunções do movimento, promovendo a redução da dor e potenciando o bem-estar.
A Osteopatia é uma abordagem que se foca no conhecimento profundo da anatomia e fisiologia do corpo humano e as interações entre todos os seus componentes.
Sendo um dos modelos de exercício físico mais populares do mundo, o método de Pilates foi inicialmente criado com o principal objetivo de desenvolver força específica para bailarinos e atletas de alta competição.
O Pilates Clínico é uma modificação deste, segundo bases científicas atuais , criado e desenvolvido por Fisioterapeutas. Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais e divididos em graus de dificuldade, de forma a ser direcionado para a reabilitação física, destinando-se também, de forma segura, a indivíduos com patologia.
Podendo ser praticado individualmente ou em grupo, os exercícios são realizados de forma segura, desenvolvendo o controlo a estabilidade, mobilidade e movimento do corpo.
Os pés são uma das mais importantes fontes de informação sobre a nossa posição, sendo muito ricos em receptores de sensibilidade e responsáveis pela adaptação de todo o nosso corpo a essa informação.
As palmilhas posturais são estratégia de intervenção personalizada que tem por objetivo corrigir a causa inicial do problema e não apenas aliviar a sintomatologia.
O acompanhamento nutricional adaptará a alimentação do atleta às suas necessidades, objectivos e preferências pessoais, com a elaboração de planos alimentares para fases de treino, competição ou off-season.
A psicologia clínica é a área de actuação da psicologia que lida com a avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas psicológicos e emocionais baseados no conhecimento científico do funcionamento psicológico.
A acupuntura é uma forma antiga de medicina chinesa baseada no princípio do chi, ou fluxo de energia. A doença é atribuída a bloqueios nesse fluxo de energia, que podem ser aliviados pela colocação de agulhas finas em vários pontos do corpo. Acredita-se que o chi flua ao longo de doze vias definidas, chamadas de meridianos, que estão ligadas a órgãos específicos. Se o chi estiver bloqueado de alguma forma, pode resultar em doença.
Esta formação foi criada com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde de uma correcta intervenção na lesão a partir do momento zero. No final desta formação o participante estará mais confiante para seguir uma abordagem efetiva e eficaz, segundo normas e boas práticas internacionais, sabendo justificar o porquê de cada decisão clínica.
Esta Ação de Formação, promovida pela Associação de Voleibol de Coimbra com o apoio da Federação Portuguesa de Voleibol, está orientada para Treinadores de Grau I e II (2 unidades de crédito) bem como para Professores de Educação Física, Professores Responsáveis por Grupo/Equipa de Voleibol do Desporto Escolar, Preparadores Físicos e Fisioterapeutas.
Sendo a palpação uma característica que define o perfil do profissional, este curso é a transição para a prática do conhecimento teórico adquirido na formação base e manuais anatómicos, adicionando os detalhes desenvolvidos na extensa prática clínica.
Neste curso pretendem ser ensinadas as bases para um despiste da influência do sistema visual nos demais sistemas, de forma a que o profissional de saúde tenha a capacidade de realizar um reencaminhamento efetivo para o profissionais especialistas.
O curso Terapia Visceral no Raciocínio Clínico surge com o objetivo de orientar o estudo e conhecimento dos profissionais no que toca ao preenchimento o conteúdo torácico, abdominal e pélvico e as suas influências no sistema neuromusculoesquelético.
Copyright © 2025 Clínica Pedro Malta