Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência que estuda, recupera e melhora as disfunções do movimento, promovendo a redução da dor e potenciando o bem-estar. Tendo um leque de intervenção vasto, apresenta-se como uma realidade necessária nas mais variadas áreas, sejam elas na recuperação de patologia Neurológica, Musculoesquelética ou Cardio-Respiratória.

Também no acompanhamento de situações com indicação cirúrgica, seja para preparação da cirurgia ou recuperação da mesma, a Fisioterapia é a realidade que pode fazer a diferença na qualidade de vida e potencial de recuperação, promovendo uma mais rápida reintegração na atividade.

Na Clínica Pedro Malta, a ajuda imediata que a Fisioterapia pode prestar, resulta da avaliação e tratamento individualizado e não “em série, possibilitando a decisão e intervenção mais indicados e contado com todo o acompanhamento multidisciplinar que seja necessário.

Osteopatia

A Osteopatia é uma abordagem que se foca no conhecimento profundo da anatomia e fisiologia do corpo humano e as interações entre todos os seus componentes.

Permitindo ao corpo manter a sua função da forma mais eficiente, a Osteopatia estuda as adaptações corporais, procurando as disfunções que levaram ao início do quadro clínico, sejam eles de foro músculoesquelético, cranial, visceral ou emocional. Desta forma, é alcançado o alívio da dor mas também a restauração da melhor função de todas as estruturas afetadas, permitindo o retorno ao movimento normal das estruturas que tiveram de se adaptar à disfunção.

A osteopatia é indicada para indivíduos com patologia aguda ou patologia crónica, sendo o trabalho interdisciplinar uma das mais valias da integração desta na nossa clínica.

Com diferenciação pela formação especializada e experiência bem sucedida, a Clínica Pedro Malta destaca-se ainda no acompanhamento de casos de Pediatria, Infertilidade.

Acompanhamento de Treino e aumento de Performance

Em qualquer modalidade, o importante é vencer. Para vencer, o atleta precisa de estar nas suas melhores condições físicas e psicológicas, para que se possa focar na tarefa específica.

Na Clínica Pedro Malta, intervimos em todo o tipo de preparação que o atleta deve ter, para além da modalidade que pratica. Um atleta que esteja em melhor forma irá render mais quando posto à prova, assim como irá reduzir o impacto das suas lesões.

Desde a avaliação global e identificação do “calcanhar de aquiles” à intervenção na correcção destas disfunções, como no acompanhamento do treino físico orientado e instauração de estratégias de recuperação e monitorização.

Aulas de Pilates Clínico

“A mudança acontece através do movimento e o movimento é curador” – Joseph Pilates

Sendo um dos modelos de exercício físico mais populares do mundo, o método de Pilates foi inicialmente criado com o principal objetivo de desenvolver força específica para bailarinos e atletas de alta competição.

O Pilates Clínico é uma modificação deste, segundo bases científicas atuais , criado e desenvolvido por Fisioterapeutas. Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais e divididos em graus de dificuldade, de forma a ser direcionado para a reabilitação física, destinando-se também, de forma segura, a indivíduos com patologia.

Podendo ser praticado individualmente ou em grupo, os exercícios são realizados de forma segura, desenvolvendo o controlo a estabilidade, mobilidade e movimento do corpo.

Na Clínica Pedro Malta, os grupos são de, no máximo, 6 pacientes. Assim garante-se o acompanhamento individual e a adaptação dos exercícios de acordo com as necessidades individuais.

A participação nas classes inicia-se com uma consulta de avaliação e prática individual das bases, garantindo um nível básico antes da inclusão no grupo.

Palmilhas Posturais

Os pés são uma das mais importantes fontes de informação sobre a nossa posição, sendo muito ricos em receptores de sensibilidade e responsáveis pela adaptação de todo o nosso corpo a essa informação.

As palmilhas posturais são estratégia de intervenção personalizada que tem por objetivo corrigir a causa inicial do problema e não apenas aliviar a sintomatologia.

A confecção de palmilhas posturais passa, inicialmente, por uma avaliação postural, detectando adaptações e alterações das cadeias musculares. É ainda avaliada a influência de estímulos, de forma a promover harmonia e simetria entre tensões musculares.

Consulta de Nutrição

A Nutrição desempenha um papel de extrema importância no rendimento dos atletas, seja para garantir que o aporte energético e de nutrientes é adequado ao indivíduo e à modalidade que ele pratica, quer para promover uma excelente recuperação entre treinos e períodos competitivos, ou ainda para ajudar a prevenir lesões. Tal como um carro, o desempenho do atleta dependerá – entre outros factores – do combustível com que o mesmo for abastecido.

O acompanhamento nutricional adaptará a alimentação do atleta às suas necessidades, objectivos e preferências pessoais, com a elaboração de planos alimentares para fases de treino, competição ou off-season e com a orientação da Nutricionista na preparação das refeições diárias e noutros aspectos que possam estar directa ou indirectamente relacionados com a alimentação. Nos casos em que se verifique necessidade, será também dada orientação e acompanhamento no que toca à suplementação desportiva, colocando sempre em primeiro lugar a segurança e o rendimento do atleta.

O serviço é indicado para atletas saudáveis ou com patologias, que queiram melhorar a sua performance controlando um dos factores que mais distingue os bons atletas… dos excelentes.

As consultas de nutrição são também indicadas para quem quer fazer uma gestão do peso e composição corporal eficaz, quer haja patologias associadas (diabetes, hipertensão arterial, risco cardiovascular, doenças osteoarticulares,…) ou não, em todas as faixas etárias e períodos da vida (gravidez, amamentação, cessação tabágica,…).

Psicologia Clínica

Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos/Crianças e Adolescentes:
A psicologia clínica é a área de actuação da psicologia que lida com a avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas psicológicos e emocionais baseados no conhecimento científico do funcionamento psicológico.
A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de psicoterapia relativamente breve, activa e dirigida que enfatiza a resolução colaborativa de problemas, centrando-se na forma como fenómenos cognitivos mantêm a perturbação emocional (pânico, fobias, depressão, stress pós-traumático, etc.)

 

 

Neuropsicologia Clínica do Adulto:
A neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que aborda as relações entre disfunções cerebrais e o comportamento.
A avaliação neuropsicológica consiste num exame clínico, aliado a outras ferramentas diagnósticas (exames de neuroimagem, observação do comportamento, entrevista clínica, instrumentos psicológicos)

A reabilitação cognitiva visa trabalhar as dificuldades cognitivas dos pacientes, estimulando as diferentes funções afectadas, tais como, a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, as funções executivas.
A neuropsicoterapia consiste na aplicação da psicoterapia à pessoa com lesão cerebral, com o objectivo de reduzir o sofrimento psicológico/emocional e promover uma atitude activa na melhoria da sua capacidade funcional e redefinição do projecto de vida.

Fale connosco