Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência que estuda, recupera e melhora as disfunções do movimento, promovendo a redução da dor e potenciando o bem-estar. Tendo um leque de intervenção vasto, apresenta-se como uma realidade necessária nas mais variadas áreas, sejam elas na recuperação de patologia Neurológica, Musculoesquelética ou Cardio-Respiratória.

Também no acompanhamento de situações com indicação cirúrgica, seja para preparação da cirurgia ou recuperação da mesma, a Fisioterapia é a realidade que pode fazer a diferença na qualidade de vida e potencial de recuperação, promovendo uma mais rápida reintegração na atividade.

Na Clínica Pedro Malta, a ajuda imediata que a Fisioterapia pode prestar, resulta da avaliação e tratamento individualizado e não “em série”, possibilitando a decisão e intervenção mais indicados e contando com todo o acompanhamento multidisciplinar que seja necessário.

Osteopatia

A Osteopatia é uma abordagem que se foca no conhecimento profundo da anatomia e fisiologia do corpo humano e as interações entre todos os seus componentes.

Permitindo ao corpo manter a sua função da forma mais eficiente, a Osteopatia estuda as adaptações corporais, procurando as disfunções que levaram ao início do quadro clínico, sejam eles de foro músculoesquelético, cranial, visceral ou emocional. Desta forma, é alcançado o alívio da dor mas também a restauração da melhor função de todas as estruturas afetadas, permitindo o retorno ao movimento normal das estruturas que tiveram de se adaptar à disfunção.

A osteopatia é indicada para indivíduos com patologia aguda ou patologia crónica, sendo o trabalho interdisciplinar uma das mais valias da integração desta na nossa clínica.

Com diferenciação pela formação especializada e experiência bem sucedida, a Clínica Pedro Malta destaca-se ainda no acompanhamento de casos de Pediatria, Infertilidade.

Acompanhamento de Treino e aumento de Performance

Em qualquer modalidade, o importante é vencer. Para vencer, o atleta precisa de estar nas suas melhores condições físicas e psicológicas, para que se possa focar na tarefa específica.

Na Clínica Pedro Malta, intervimos em todo o tipo de preparação que o atleta deve ter, para além da modalidade que pratica. Um atleta que esteja em melhor forma irá render mais quando posto à prova, assim como irá reduzir o impacto das suas lesões.

Desde a avaliação global e identificação do “calcanhar de aquiles” à intervenção na correcção destas disfunções, como no acompanhamento do treino físico orientado e instauração de estratégias de recuperação e monitorização.

Aulas de Pilates Clínico

“A mudança acontece através do movimento e o movimento é curador” – Joseph Pilates

Sendo um dos modelos de exercício físico mais populares do mundo, o método de Pilates foi inicialmente criado com o principal objetivo de desenvolver força específica para bailarinos e atletas de alta competição.

O Pilates Clínico é uma modificação deste, segundo bases científicas atuais , criado e desenvolvido por Fisioterapeutas. Consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais e divididos em graus de dificuldade, de forma a ser direcionado para a reabilitação física, destinando-se também, de forma segura, a indivíduos com patologia.

Podendo ser praticado individualmente ou em grupo, os exercícios são realizados de forma segura, desenvolvendo o controlo a estabilidade, mobilidade e movimento do corpo.

Na Clínica Pedro Malta, os grupos são de, no máximo, 6 pacientes. Assim garante-se o acompanhamento individual e a adaptação dos exercícios de acordo com as necessidades individuais.

A participação nas classes inicia-se com uma consulta de avaliação e prática individual das bases, garantindo um nível básico antes da inclusão no grupo.

Palmilhas Posturais

Os pés são uma das mais importantes fontes de informação sobre a nossa posição, sendo muito ricos em receptores de sensibilidade e responsáveis pela adaptação de todo o nosso corpo a essa informação.

As palmilhas posturais são estratégia de intervenção personalizada que tem por objetivo corrigir a causa inicial do problema e não apenas aliviar a sintomatologia.

A confecção de palmilhas posturais passa, inicialmente, por uma avaliação postural, detectando adaptações e alterações das cadeias musculares. É ainda avaliada a influência de estímulos, de forma a promover harmonia e simetria entre tensões musculares.

Consulta de Nutrição

A Nutrição desempenha um papel de extrema importância no rendimento dos atletas, seja para garantir que o aporte energético e de nutrientes é adequado ao indivíduo e à modalidade que ele pratica, quer para promover uma excelente recuperação entre treinos e períodos competitivos, ou ainda para ajudar a prevenir lesões. Tal como um carro, o desempenho do atleta dependerá – entre outros factores – do combustível com que o mesmo for abastecido.

O acompanhamento nutricional adaptará a alimentação do atleta às suas necessidades, objectivos e preferências pessoais, com a elaboração de planos alimentares para fases de treino, competição ou off-season e com a orientação da Nutricionista na preparação das refeições diárias e noutros aspectos que possam estar directa ou indirectamente relacionados com a alimentação. Nos casos em que se verifique necessidade, será também dada orientação e acompanhamento no que toca à suplementação desportiva, colocando sempre em primeiro lugar a segurança e o rendimento do atleta.

O serviço é indicado para atletas saudáveis ou com patologias, que queiram melhorar a sua performance controlando um dos factores que mais distingue os bons atletas… dos excelentes.

As consultas de nutrição são também indicadas para quem quer fazer uma gestão do peso e composição corporal eficaz, quer haja patologias associadas (diabetes, hipertensão arterial, risco cardiovascular, doenças osteoarticulares,…) ou não, em todas as faixas etárias e períodos da vida (gravidez, amamentação, cessação tabágica,…).

Psicologia Clínica

Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos/Crianças e Adolescentes:
A psicologia clínica é a área de actuação da psicologia que lida com a avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas psicológicos e emocionais baseados no conhecimento científico do funcionamento psicológico.
A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de psicoterapia relativamente breve, activa e dirigida que enfatiza a resolução colaborativa de problemas, centrando-se na forma como fenómenos cognitivos mantêm a perturbação emocional (pânico, fobias, depressão, stress pós-traumático, etc.)

Neuropsicologia Clínica do Adulto:
A neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que aborda as relações entre disfunções cerebrais e o comportamento.
A avaliação neuropsicológica consiste num exame clínico, aliado a outras ferramentas diagnósticas (exames de neuroimagem, observação do comportamento, entrevista clínica, instrumentos psicológicos)

A reabilitação cognitiva visa trabalhar as dificuldades cognitivas dos pacientes, estimulando as diferentes funções afectadas, tais como, a atenção, a percepção, a memória, o raciocínio, as funções executivas.
A neuropsicoterapia consiste na aplicação da psicoterapia à pessoa com lesão cerebral, com o objectivo de reduzir o sofrimento psicológico/emocional e promover uma atitude activa na melhoria da sua capacidade funcional e redefinição do projecto de vida.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar, desenvolvida na China há mais de 3 000 anos.

Na medicina chinesa, acredita-se que a saúde resulta do livre fluxo de energia, chamado chi, no corpo. A doença é atribuída a bloqueios nesse fluxo de energia, que podem ser aliviados pela colocação de agulhas finas em vários pontos do corpo.

A fisioterapia, psicoterapia, homeopatia, osteopatia, nutrição e outros tratamentos são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até à redução das doses dos remédios utilizados.

A acupuntura é usada para tratar muitas doenças, distúrbios e condições diferentes de dor.

Tem uma eficácia conhecida em múltiplas patologias, tais como:

  • Cefaleias e enxaquecas;
  • Dores nos ombros, cotovelos, ancas, joelhos e calcanhares;
  • Dores na coluna: cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, lombociatalgia;
  • Tendinites, tendinopatias, contraturas musculares, artroses, síndrome do túnel cárpico;
  • No tratamento das náuseas e vómitos associados à quimioterapia e no pós-operatório.

Tem ainda demonstrado bons resultados:

  • Nos problemas funcionais dos intestinos ou da bexiga (cólon irritável, cistite intersticial, incontinência);
  • Nas dores menstruais (dismenorreia);
  • Nos sintomas da menopausa;
  • Na asma, rinite, bronquite, tosse, alergias e sinusite.

A acupuntura tem sido utilizada também na desabituação tabágica, por melhorar os sintomas da abstinência da nicotina.

Em situações de doença grave ou potencialmente grave, que exijam outras formas de tratamento, poderá ser utilizada como tratamento complementar, mas não como alternativa.

Fale connosco